Todos menos eu: Best Coast

 
O que eu mais gosto no Não Toco Raul são as editorias irônicas e bem humoradas. Por isso, quis estrear escrevendo na minha preferida delas: a “Todos menos eu”. Não sei quem inventou essa seção, mas é genial!

O Best Coast é a banda mais bairrista que existe. A começar pelo nome: a “melhor costa” é uma analogia à clássica rixa entre os litorais leste e oeste dos EUA. O Best Coast é Califórnia até o talo. Então já dá pra sacar sua auto afirmação. Não que eles sejam metidos ou arrogantes. Mas é uma postura de paixão pela terra natal que nem os gaúchos conseguem bater. Quase tudo o que eles fazem exalta o Estado de alguma forma e as capas dos seus discos são quase “ufanistas”:

O álbum de estreia,“Crazy For You” (2010), traz o nome da banda escrito com recortes de um mapa da Califórnia e o contorno das divisas do estado estampado no canto esquerdo, em cima do gato. Isso além da praia com palmeiras e um belo sol se pondo.

Já o segundo disco, “The Only Place” (2012), lançado no fim de março, traz uma bela ilustração em preto e branco de um grande urso abraçando um mapa da Califórnia. Pra quem não sabe, o urso é o animal símbolo do Estado e estampa sua bandeira. A canção que dá nome ao disco, então, só fala como Los Angeles é o melhor lugar do mundo e como o Best Coast é sortudo por ter nascido e por viver lá, com o calor, o oceano Pacífico, o sol, as ondas, as gostosas da praia e muita diversão. E olha essas jaquetinhas:


Você pode baixar o MP3 de “The Only Place” de graça no site oficial da banda.

Os clipes do Best Coast, aliás, são sempre incríveis: todos muito ensolarados, coloridos e divertidos, como se estivessem em férias de verão permanentes. As letras das canções falam sobre relacionamentos amorosos ou Los Angeles e a Califórnia. Eles também têm uma fixação por gatos e coisas meio kitsch, sem medo de parecerem bregas. Aliás, o Snacks, gato de estimação da vocalista, aparece na capa do primeiro disco e em vários clipes deles. O vídeo da canção “Crazy For You” é estrelado por vários gatos atores (!). Também tem um clipe brega em uma festa de 15 anos. Mas nada ganha do vídeo de “When I’m Whith You”, que mostra a vocalista namorando o…Ronald McDonald:

O som da banda é claramente influenciado pelos Beach Boys e surf music. Mas eles juntam umas distorções sujinhas meio anos 90 e refrãos grudentos à essa sonoridade dos anos 60. O Best Coast é, na verdade, uma dupla – formada em 2009 por Bethany Cosentino, que canta, toca guitarra e compõe todas as músicas; e Bobb Bruno, que toca vários instrumentos. Mas eles são acompanhados por músicos de apoio – leia-se: bateristas – em suas apresentações ao vivo. A baterista Ali Koehler, do power trio formado só por garotas “Vivian Girls” (que ironicamente vem do Brooklin, Nova Iorque – a rival “costa oeste” – e também toca surf music anos 60), tocou no Best Coast por um bom tempo, tendo aparecido em alguns clipes e programas de TV com eles. Depois de lançar um EP e vários compactos, a banda estourou de Los Angeles para o mundo em 2010, com seu disco de estreia.

O sucesso se deve, em grande parte, ao segundo clipe oficial do Best Coast: a canção “Our Deal”, uma das mais sem graça do disco, acabou ganhando uma super produção dirigida pela Drew Barrymore (sim, ela mesma, a ruivinha das Panteras e do filme ET). Para completar, o clipe é estrelado por vários jovens atores bem famosos dos EUA, com destaque para a protagonista Chloë Moretz, de “(500) Days of Summer” e “Kickass”; e para Miranda Cosgrove, que estrelou o seriado “I Carly”, participou da série “Drake & Josh” e do filme “Escola do Rock”. Além de tudo isso, o vídeo é praticamente um curta Romeu e Julieta entre gangues de Los Angeles, todo cult, inspirado em filmes como “Juventude Transviada”, do James Dean. Ímã para hipsters. Aí bombou na MTV e em todos os blogs de música moderninha do planeta.

Nessa levada, o Best Coast começou a aparecer na TV e a tocar em grandes festivais e a Bethany até lançou uma linha de roupas para a marca Urban Outfitters. O sucesso veio tão de repente que, até o ano passado, o site da banda era uma página no Blogspot (!). Agora, eles viajam fazendo shows pelo mundo todo e já têm um site oficial bonitão.

O Best Coast vai tocar em São Paulo, em outubro, no Festival Planeta Terra – com o Kings of Leon e o Garbage. Eles também participaram recentemente de uma coletânea em tributo ao Fleetwood Mac, de quem são fãs, com uma porrada de bandas e artistas (como MGMT, The Kills, Marianne Faithfull, Tame Impala e Likke Li). O disco-homenagem se chama “Just Tell Me That You Want Me”, será lançado em setembro e é a continuação de uma série de tributos que começou com “Rave On”, disco em homenagem a Buddy Holly com participações de Lou Reed, Paul McCartney, Fiona Apple e Black Keys.

 

[author_infos title=][/author_infos]