Cool Covers: clássicos da Disney
Mais legal do que o gingado que o Exaltasamba coloca nesse clássico da Disney é o fato de o cover feito pelo grupo de pagode ter Thiaguinho, com sua ousadia e alegria, no papel de Simba, justo em uma música em que ele inocentemente sonha com poder – se vocês viram o filme, sabem que pouco depois ele estaria “rindo do perigo”. Zazu, o conselheiro real, é encarnado por Péricles. Então é claro que a versão do Exaltasamba para “O que eu quero mais é ser Rei” é divertidíssima. Mas não é de graça, claro.
A música faz parte de uma coletânea lançada pela Disney em 2010 chamada “Disney Adventures in Samba”, que reúne os maiores nomes do samba brasileiro para recriar as músicas temas dos maiores filmes da empresa. E essa não é a única ação feita nesse sentido: há também Disney Adventures in Bluegrass, Jazz, Country, Reaggae e Bossa Nova – essa, com mais vários outros brasileiros. São muitos Cool Covers, alguns deles muito interessantes. O Não Toco Raul separa para vocês os melhores.
Aqui no mar – Diogo Nogueira
É trilha sonora do filme A Pequena Sereia, de 1989, protagonizada pelo caranguejo Sebastião, que tenta convencer Ariel de que a vida no mar é melhor do que em terra. A versão brasileira é de Diogo Nogueira.
The circle of life – Collin Raye
Essa é mais uma música do filme O Rei Leão, de 1994. Foi composta por Elton John, e na versão bluegrass foi cantada pelo ícone do estilo nos Estados Unidos, Collin Raye
When you wish upon a star – Bryan White
Talvez a música mais famosa da Disney. É o tema do filme Pinóquio, de 1940, e já foi regravada por ícones como Louis Armstrong. É a música que acompanha a vinheta da Disney (enquanto o Castelo Encantado aparece, com uma estrela por cima no início de cada filme da empresa). Essa versão country é de Bryan White, famoso nos Estados Unidos, principalmente.
The lion sleeps tonight – Morgan Heritage
Talvez a melhor música possível pra virar reggae. Também é parte de O Rei Leão – é cantada por Timão e Pumba no filme. A versão é de Morgan Heritage, banda jamaicana.
Cruela Cruel – Marcos Valle
Ex-parceiro de Edu Lobo e Dori Caymmi (filho de Dorival Caymmi) , Marcos Vale faz da música uma bossa tão sofisticada quanto a personagem do filme 101 Dalmatas, de 1996 (esse não é de animação).
Amigo estou aqui – Jorge Aragão
Incrível a tranquilidade da voz de Jorge Aragão dizendo “amigo estou aqui”. A música é do filme Toy Story, de 1995, o primeiro a ser feito por computação gráfica, em parceria da Disney com a Pixar (que agora pertence à Disney). É um ode à amizade do cowboy Woody com o astronauta Buzz Lightyear.
The Beauty and the Beast – Diamond Rio
É emoção transbordando nessa versão country do Diamond Rio, banda country ícone nos Estados Unidos. A música embala o romance do casal improvável formado por Bela e Fera no filme homônimo, de 1991
Eu vou – Molejo
O melhor ficou para o fim: o Molejo canta o mantra dos sete anões do filme A Branca de Neve, o primeiro longa-metragem da Disney, lançado em 1937. Sim, essa versão tem “badabadás”, berros de Anderson Leonardo (“assim tá bom demais”) e muita descontração. Impagável.