Deus salve o Não Toco Raul!

 
12 de março é um dia muito especial, caro leitor: há exatamente um ano entrou no ar o Não Toco Raul, com tudo sobre música – só que ao contrário. Foram 365 dias de muito empenho para abordar um pouco de tudo, mas sem qualquer compromisso de falar sobre nada. Deu pra entender? Aos poucos, vamos compreendendo também, aprendendo a levar para a frente um site que pretende ser interessante e de qualidade. A você, caro leitor, o nosso muito obrigado por contribuir com esse processo. Crescemos muito nesse último ano. Deus salve o Não Toco Raul!

Foram 145 postagens nesse período. Falamos sobre a origem das músicas, explicamos algumas fórmulas musicais, fizemos análises e relatamos shows. Mostramos o que músicos de bandas de todo o Brasil – e até do exterior – costumam ouvir com o NTR Convida; e unimos musicalidade e cinema no Loroza Records e Right Tracks. Fizemos listas temáticas e apresentamos alguns Cool Covers, seção onde está a origem verdadeira do Não Toco Raul. Esse era o nome de um Tumblr, ideia que evoluiu até o lançamento do site, em 12 de março de 2012.

Não há explicação para este nome, caro leitor, ele apenas apareceu em uma lista feita durante o brainstorm – e nós gostamos. Achamos engraçado, claro, mas de certa forma denota personalidade, como a banda que diz “foda-se” para quem exige: “toca Raul!”. Deste jeito mesmo, conseguimos mais de 115 mil visualizações, feitas por quase 30 mil pessoas, a grande maioria do Brasil, mas com acessos vindos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Espanha, Portugal e países africanos de língua portuguesa como Angola.

“O mundo dá voltas”, já diria Fernando Stéfano Badauí, vocalista do CPM 22 – e com quem o Não Toco Raul partilha aniversário (Parabéns, Badauí!); e aos poucos vamos nos encaixando nessa, encontrando nosso espaço. Se não ficarmos tão loucos quanto Pete Doherty, frontman do Babyshambles e do Libertines, outro que nasceu em 12 de março (Cheers, mate!), talvez a gente consiga melhorar nesse próximo ano. Que tenhamos a determinação de Steve Harris, o único membro original a permanecer no Iron Maiden em quase 40 anos de carreira e que, é claro, faz aniversário hoje (devil horns!).

Curiosamente, nenhum dos nossos Rauls preferidos (Seixas, Castro, Gazola, Gil, Julia…) tem o 12 de março como data especial. Mas neste dia histórias grandiosas tiveram início, podem ter certeza. É o nascimento, por exemplo, de Sir Thomas Arne, em 1710. Compositor inglês, trabalhou à frente da orquestra do Teatro Real Drury Lane de 1734 a 1750. Por isso, é constantemente apontado como autor do hino nacional “God Save The Queen” (ou King, a depender da situação) – oficialmente, autoria e composição são “desconhecidas”.

Em 2013, nós merecemos uma homenagem como esta: God save Não Toco Raul!

 

[author_infos title=][/author_infos]