What Makes You Beautiful-Eu sou Nissim Ourfali
Curiosamente, muitas vezes o cover é melhor do que a versão original de uma canção. No caso que vamos contar agora, isso não é diferente. A última sensação da internet no Brasil é o Nissim Ourfali, um garoto de 13 anos que fez um vídeo especial para o seu Bar Mitzvá:
Mas você sabia que a canção tema do Nissim é, na verdade, um cover disso?
Sim, amigos, o agora famoso Nissim Ourfali fez uma versão para a música “What Makes You Beautiful”, da boy band One Direction. Esse grupo é formado por 5 meninos que são versões britânicas do Justin Bieber. Um é irlandês (o Niall Horan) e os outros quatro são ingleses (Harry Styles, Liam Payne, Louis Tomlinson e Zayn Malik). Eles formaram o grupo (me recuso a chamar de banda, já que eles não tocam instrumentos e não compõem suas próprias músicas) depois de participarem do reality show X-Factor, uma coisa entre o Fama e o American Idol. Ultra produzidos e esteticamente bonitinhos e perfeitinhos demais (quase versões humanas do boneco Ken), obviamente fizeram muito sucesso com canções sem sal, numa levada pop inofensiva, mas muito irritante. O One Direction é tão chato que nem a minha irmãzinha de 10 anos aguenta. Sou mil vezes o Nissim!
Nissim Ourfali: nasce uma web celebridade
Se você estava passeando pelo mundo de Nárnia nos últimos três dias e nunca tinha ouvido falar do Nissim Ourfali ou da baleia, eu explico: o vídeo foi feito para comemorar o Bar Mitzvá do garoto, que completou 13 anos e agora é considerado um adulto responsável dentro da comunidade judaica. As meninas, por sua vez, comemoram o Bat Mitzvá quando completam 12 anos. Os jovens costumam receber uma grande festa nessa ocasião; e é uma prática comum fazer videos como esse no mundo todo. Assim como muitas garotas fazem fotos e vídeos para suas festas de 15 anos e casais apostam em retrospectivas em seus casamentos – na maioria das vezes, de gosto bastante duvidoso.
A verdade é que estes vídeos acabam parecendo muito bregas, mesmo, por mais que tenham sido feitos em uma produtora. E com o pobre Nissim não foi diferente. Além de o garoto dublar a letra (que é cantada por um vocalista super afetado), ele parece bastante desconfortável e tímido em todo o filme. Para completar, a produtora usou montagens de fotos muito toscas e forçou uma atuação precária da família e, principalmente, do garoto. O ponto alto é a imagem de Nissim de pé em cima de uma baleia orca (pensa na Free Willy ou na Shamu), quando na verdade a letra se referia à Praia da Baleia, local que o garoto frequenta com sua família, no litoral norte de São Paulo. Estava feita a piada.
O vídeo foi publicado no Youtube e, por algum acaso curioso, acabou sendo compartilhado compulsivamente por pessoas que sequer conhecem o garoto na última sexta-feira. O vídeo foi se espalhando durante o final de semana, recebendo cada vez mais visualizações, comentários e compartilhamentos. Apareceu no Twitter e no Facebook de todo mundo e recebeu destaque de um grande portal de humor: o “Não Salvo”. Deu no que deu: virou um meme.
Sim, a música ficou melhor do que a original. A letra é ruim, mas é muito cativante e gruda na cabeça por horas (até dias) a fio. Para vocês terem uma ideia do seu potencial pop, o vídeo do Nissim estourou há apenas 3 dias, mas um amigo meu que é DJ tocou a canção em uma festa nesse mesmo fim de semana e a pista bombou – todo mundo sabia cantar!
A essa altura do campeonato, o vídeo de Nissim foi bloqueado pela produtora responsável, a Noemy Lobel. Mas já era tarde demais: dezenas de outros usuários copiaram o vídeo e o publicaram de novo em seus perfis, tornando o acesso ao conteúdo muito fácil. É só procurar no Google ou no Youtube. E o Nissim já virou “web celebridade”: ganhou evento falso no Facebook convidando a todos para o seu Bar Mitzvá na praia da Baleia; teve seu perfil verdadeiro no site divulgado a torto e a direito; virou um monte de cartaz “Keep Calm” e montagem de foto; chegou a ser comparado a um jogador de futebol – e, seu pai, ao Maurício de Souza. Pensa só o que a família dele deve estar passando e o que ele não ouviu quando foi para a escola hoje. Haja bullying!
[author_infos title=][/author_infos]